Pt:Tag:landuse=brownfield

landuse = 
Descrição
Terreno que foi desenvolvido e não está mais em uso. Edit this description in the wiki page. Edit this description in the data item.
Renderização em osm-carto
Grupo: lifecycle
Usado nos elementos
não deve ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Ver também
Situação: de facto

Brownfield (Pt_BR: Abandonado)é um terreno que já foi urbanizado e que não está em uso atualmente. Terrenos brownfield (Pt_BR abandonados) podem estar vagos ou com previsão de desenvolvimento futuro.

Como mapear

Brownfields são mapeados como áreas, pois representam uma forma de uso do solo no mesmo sentido que áreas mapeadas com a tag landuse=*. Brownfield é uma descrição que se aplica a muitas situações que podem parecer bastante diferentes umas das outras no terreno, pois descreve um estado, e não necessariamente uma cobertura do solo. O uso do solo brownfield pode ser mapeado em terrenos baldios onde edifícios foram demolidos, terrenos com estruturas em decadência que estão em um estado indefinido de desuso, ou terrenos que estão em uma fase intermediária onde seu uso anterior não é mais aplicável e a construção não começou para um uso planejado. Os fatores comuns em todos os brownfields são que eles foram usados ​​por pessoas em algum momento, e que eles não são usados ​​atualmente.

Pode fazer sentido usar multipolygons para mapear brownfields, por exemplo, se uma grande área brownfield tem estradas e caminhos que a atravessam e ainda estão em uso, faz sentido desenhar o brownfield separadamente dessas características. O direito de passagem público em uma rua em operação não se torna necessariamente um brownfield só porque é cercado por terras brownfield. Multipolígonos também podem ser usados ​​para aplicar diferentes tags descritivas a diferentes porções de um brownfield, por exemplo, se um crescimento excessivo natural=* se desenvolveu em parte dele. Áreas brownfield que resultaram da demolição de vários edifícios diretamente adjacentes são normalmente mapeadas como áreas contíguas em vez de parcelas separadas onde as propriedades antes estavam. Se um quarteirão de casas for demolido, as características desse quarteirão, incluindo onde as propriedades começavam e terminavam, deixam de ser visíveis no solo. Tecnicamente, não é necessário deixar nós de endereço no lugar de prédios demolidos, mas deixar endereços com a tag demolished:building pode ser útil para outros editores em demolições recentes e evitar o remapeamento dos prédios originais com base em imagens desatualizadas. Pode ser necessário algum critério do editor para determinar se os nós de endereço devem ou não permanecer; com o passar do tempo, eles podem perder relevância para o site e gerar mais confusão.

Tags úteis para usar em combinação

  • start_date=*, para descrever quando o terreno se tornou um brownfield. Esta poderia ser uma data de demolição para terrenos baldios.
  • was:landuse=*, para descrever o uso anterior de um brownfield. Por exemplo, was:landuse=residential.
  • plant_community=*, para descrever a vegetação que proliferou em terrenos brownfield. Comunidades de plantas que recolonizam terrenos brownfield são frequentemente descritas como (en), portanto, plant_community=ruderal pode ser uma maneira apropriada de descrever a vegetação. Os terrenos brownfield geralmente não começam a se assemelhar à vegetação nativa que os cerca até um bom tempo após seu abandono, quando essas plantas nativas gradualmente superam as ruderais.
  • landcover=*, Uma maneira proposta e em uso para descrever a cobertura de uma feição de uso do solo. Esta tag não tem suporte de renderizadores e editores populares, já que marcar a cobertura do solo como "uso do solo" ainda é comum, mas isso não deve ser necessariamente uma justificativa para não usá-la.
  • owner=*, Embora o OSM não seja um registro de terras e os detalhes específicos dos dados cadastrais se estendam além de seu escopo, pode ser útil indicar quem é responsável por uma área de terreno abandonado. Por exemplo, as autoridades municipais frequentemente adquirem áreas residenciais antes da demolição e mantêm a propriedade após a demolição.

Identificação

Tenha em mente que nem sempre é fácil dizer se um local é um brownfield ou não. Alguns antigos brownfields assumiram algum tipo de uso comunitário ou passaram por um processo de remediação, tornando landuse=allotments uma classificação de uso do solo mais apropriada do que brownfield. Edifícios e estruturas que parecem estar em estado de degradação podem, na verdade, ainda estar em uso. Além disso, terrenos brownfield recentemente condenados podem não ser visíveis em imagens aéreas. Esta é uma característica para a qual os levantamentos de solo são particularmente úteis. Conhecer o contexto sobre como e por que certos locais podem se tornar brownfields pode ajudar a fazer inferências sobre como mapeá-los. Por exemplo, em cidades onde muitos antigos quarteirões residenciais são demolidos após um longo estado de vacância e abandono, você pode notar padrões na aparência dos quarteirões demolidos, quais estruturas tendem a ser deixadas para trás, se houver, e onde essas demolições provavelmente ocorrerão.

Renderização no OSM Carto

Exemplo

Estas imagens e exemplos são de um conjunto de brownfields adjacentes na área de relation Johnston Square, em Baltimore, Maryland, Estados Unidos. Esta área apresenta algumas características diferentes que você pode encontrar em terrenos brownfield. Johnston Square é uma área predominantemente residencial, atravessada por um corredor comercial e com alguma atividade industrial na periferia. Ela mudou drasticamente em um curto período de tempo, com a demolição de estruturas abandonadas e novas estruturas em construção ou sendo planejadas em alguns lugares, enquanto em outros o terreno permanece inativo.

Fotografia Descrição Exemplo no mapa
Vacant terraced houses in a state of serious disrepair
As casas geminadas neste quarteirão deterioraram-se a tal ponto que é possível ver o outro lado através delas. Embora a vacância por si só não seja suficiente para considerar um terreno como brownfield, fica claro que este quarteirão não é mais adequado para uso residencial sem construção substancial. Faz sentido ter cuidado com a base da sua avaliação do uso do solo – pode não ser óbvio se um quarteirão ainda tem moradores ou não. Mapeie brownfields apenas se tiver certeza de que são eles. Se uma única casa estiver cercada por terreno baldio, não a inclua no polígono brownfield se você desenhar um ao redor dela.
Support structures holding up a terraced house which are obstructing the sidewalk
Obstruções ao direito de passagem de pedestres ao longo de calçadas e caminhos são comuns em terrenos abandonados. Esta imagem mostra um exemplo de vigas de suporte estabilizadoras que mantêm uma casa em ruínas no lugar em um cruzamento, tornando a calçada intransitável. Outras obstruções comuns incluem acúmulo de lixo, vegetação alta, veículos utilitários ou até mesmo veículos abandonados/sem vigilância. As próprias calçadas também podem estar em estado de degradação.
Mapeamento da barreira mostrado em contexto na captura de tela do iD à direita.
Emergent scrub cover growth in urban brownfield site
A estrada ao longo deste quarteirão permanece intacta e conectada à rede viária circundante, mas todas as casas que antes ficavam ao longo dele foram demolidas. Por um período, este local foi arrendado a uma organização comunitária para operar uma fazenda urbana, mas desde então voltou a ser abandonado. A vegetação que você pode ver se desenvolvendo aqui consiste em plantas de baixa estatura que poderiam ser mapeadas como natural=scrub.
Quadra mais a leste na imagem à direita, mostrada em contexto.

Veja também

Links externos